"A filosofia cristã é uma historia que se desenvolve a partir de um termo imutável, situado fora do tempo e, por isso, sem história. A filosofia cristã é o desenvolvimento de um progresso a partir de uma verdade que não está, ela própria, sujeita ao progresso. Essa verdade procede da natureza de Deus, que não muda, mas o mundo por ela iluminado não pára de mudar;o mundo da invenção científica, o mundo da invenção moral, social, econômica e política, da invenção artística, enfim, tantas contribuições sem cessar renovadas e às quais a sabedoria cristã deve prestar a mais afetuosa atenção, para purificá-las e delas extrair o sentido verdadeiro, benfazejo e até mesmo, uma vez purificado, salvador" [Étienne Gilson]

"Por mais úteis que a ciência e a filosofia possam ser à filosofia cristã, ajudando-a a constituir-se a si mesma como ciência, nem uma nem outra jamais acrescentarão nada à verdade da fé, que as coloca a seu serviço. As partes caducas de uma teologia são precisamente aquelas que ela teve de tomar emprestadas da ciência de seu tempo. A mesma observação se aplica às filosofias" [Étienne Gilson]

"Um excelente exegeta protestante disse há muito tempo ao acolher um colega na École pratique des Hautes Études [Escola prática de Altos Estudos]: 'Essas pessoas cerram escondido deles o galho sobre o qual eles subiram'. Essa questão o interessava pois, supondo que seja possível privar um católico das Escrituras, a ele restaria a Igreja, mas caso seja possível privar delas um protestante, não lhe sobra mais nada" [Étienne Gilson]

"Toda filosofia cristã que deixa de reconhecer o primado da fé se afoga na dispersão das filosofias pagãs. As fontes primeiras de sua unidade são a Escritura e a tradição" [Étienne Gilson]

Étienne Gilson sobre uma "nova teologia e os novos teólogos": "Eles não têm a menor idéia do que seja a teologia. São ainda menos conscientes do lugar que ocupam numa tradição da qual são herdeiros e que, embora não os prive de sua iniciativa e liberdade, constitui para eles um limite. Um sacerdote só pode filosofar como cristão: o futuro da filosofia cristã depende necessariamente de seu passado"